quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Cultura Erudita

Cultura Erudita



A ópera é um gênero artístico que consiste num drama encenado com música.
O drama é apresentado utilizando os elementos típicos do teatro, tais como cenografia, vestuários e atuação. No entanto, a letra da ópera (conhecida como libreto) é cantada em lugar de ser falada. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfônica completa.

Algumas perguntas com Walter que é um dos mais conhecidos e competentes diretores de ópera do Brasil:

Sabemos que você se dedica exclusivamente à ópera. Isso dá camisa? Dá para viver só disso?

Nunca sobrevivi apenas de ópera. Sou arquiteto paisagista também, mas este ano até que ganhei mais dinheiro com ópera. Meu sonho seria sempre fazer ópera e cuidar apenas do meu jardim. Quem sabe este momento se aproxima.


Neste ano, qual foi a montagem que mais gratificou a sua parcela artística de "homem de ópera"?


É difícil responder, uma vez que cada uma delas representa um universo diferente dentro do repertório, bem como a forma como foram apresentadas. A Flauta em Manaus, ao ar livre para 20.000 pessoas foi minha quarta versão desta ópera - que tanto prazer já me proporcionou (inauguramos o Municipal de Maringá, depois uma bela montagem com a Sinfônica de Sto André -que a TV Cultura gravou e de tempos em tempos transmite, e ainda com minha versão para teatro de bonecos - ganhei o Coca Cola no Teatro). A ópera Zaíra em Juiz de Fora, era o resultado da pesquisa de Rogério Budasz para o Festival de Música Colonial Brasileira, e havia o aspecto do ineditismo. Encenar uma ópera desconhecida foi um grande desafio. A Traviata em Americana e São Paulo, na verdade foi uma reedição da minha concepção para Ribeirão Preto em 2001 - e foi muito gratificante essa realização. Mas, sem dúvida, o resultado mais perfeito obtive agora em Manaus (dias 21 e 22/12) com a graciosíssima ópera de Gian Carlo Menotti - Amahl e os visitantes da noite, onde pude colocar em prática um projeto que já estava pronto há sete anos, com elenco inteiro de Manaus e cantada em português. O resultado final ficou muito bonito e emocionante, com a cena final mostrando um presépio vivo.


Em contrapartida, qual a que apresentou maiores dificuldades de qualquer ordem?


Sem dúvida, foi Zaíra, onde tudo foi difícil: ensaios, figurinos, cenário, etc.... e, acima de tudo, a dificuldade de preparar em apenas quinze dias, uma ópera, que eu não conhecia (gravação não existe) e precisava marcar a cena, praticamente junto com os cantores me mostrando a música da cena (que, diga-se, não ajuda nada na encenação).

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